Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Os diferentes tipos de gastos

Olá,

Tudo bem?

Aqui quem fala é a Catarina Amaral, sua professora de Contabilidade.

E como o meu propósito é ressignificar a sua relação com a Ciência Contábil vamos falar sobre algo que comumente confundimos no nosso cotidiano.

Você sabe qual a diferença de custos, despesas e investimentos?

Primeiro a natureza de todos estão atrelados aos gastos. Se você pensar bem, para honrar com todos estes nós precisamos efetuar um gasto. O que vai diferenciá-los é a o objetivo final. Contudo, vamos aos conceitos:

-Gastos: É a compra de um produto ou serviço que um gera sacrifício (desembolso) financeiro para a entidade/pessoa. Este sacrifício é representado pela entrega de ativos (normalmente dinheiro).

-Custos: Os custos estão vinculados aos sacrifícios financeiros que executamos em prol da produção de um bem, ou prestação de um serviço. Ou seja, para todo custo há uma receita vinculada. Cabe ressaltar que o conceito geral de custos é vinculado a entidades empresariais, quando tratamos de finanças pessoais e orçamentos familiares focamos em: Despesas: Entende-se por despesa o consumo de bens ou serviços necessários a manutenção de uma atividade, seja ela operacional ou familiar.

Saiba mais: Utilize o meu cupom de desconto CATARINA10 e aprenda Contabilidade e diversos outros assuntos sobre Educação Financeira e Investimentos com desconto!

-Investimentos: Gasto ativado em função da geração de benefícios futuros. Ou seja, você desprende de recursos financeiros hoje a fim de obter retornos positivos, monetários ou não, no futuro.

Conceitos apresentados, eu explico o motivo de ter elegido o tema de hoje: é preciso direcionar os nossos recursos de maneira atenta. Não existe almoço grátis, sendo assim, para viver em um mundo como o nosso são necessários gastos, sim.

Mas o jogo muda quando você reflete sobre o que você vem gastando o seu $$: são despesas supérfluas ou investimentos para um futuro próspero? Reflete e me Conta-Mais sobre isso!

Beijos,
Professora Catarina Amaral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS