Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Como antecipar os efeitos negativos e aproveitar as oportunidades na economia?

Deixe-me apresentar a você: meu nome é Walcir Soares Junior, mais conhecido como Professor Dabliu (sim, a primeira letra do meu nome), sou professor de Economia, e hoje iniciaremos uma série de textos que serão publicados semanalmente, para você que acompanha a plataforma Conta Mais. Neste primeiro post do ano, além de me apresentar a você, gostaria de mostrar porque é importante entender pelo menos um pouquinho de economia, e como as mudanças na economia afetam a vida de todos nós.

Normalmente, quando as pessoas falam de economia, parece que este é um universo restrito apenas aos bancos e ao mercado financeiro. Então por que as pessoas comuns deveriam entender e se interessar pelo tema? Simplesmente porque a economia se refere não só ao dinheiro, mas à alocação de todos os recursos de uma economia, país, bloco econômico e até do mundo.

Quando ouvimos no noticiário dizendo que a taxa de juros SELIC foi reduzida para 3,75% — isso aconteceu no último dia 18 de março — parece uma coisa muito distante, já que nenhum de nós aqui possui uma conta no Banco Central do Brasil. Mas acontece que o Banco Central é o banco dos bancos, ele que controla a oferta de moeda na economia e essa oferta precisa ser ajustada às quantidades de produtos que existem na economia ou teríamos inflação.

Saiba mais: Utilize meu cupom DABLIU10 e tenha acesso à diversas aulas sobre Educação Financeira e Investimentos com desconto!

Inflação? Banco Central? Oferta de moeda? Esses são os temas que, pouco a pouco, discutiremos por aqui. Caso você deseje, ainda pode aprofundar os seus conhecimentos através dos vídeos da plataforma Conta Mais, e entender como todas as variáveis afetam não só a vida dos bancos, mas a eficiência com que você gasta seu salário, o quanto seu salário perdeu valor durante um ano (devido ao aumento geral nos preços), as chances de você encontrar um novo emprego, além de coisas que parecem mais distantes como taxas de câmbio e exportações e importações de um país.

Parece muita informação né? Mas não se assuste. Cada semana traremos um assunto novo e discutiremos como este se relaciona com a vida comum, as decisões que podemos tomar para se preparar ou pelo menos antecipar as consequências negativas e também para aproveitar as boas oportunidades que essas mudanças podem trazer.

Te encontro na próxima semana! Até lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS