Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Qual a função do Banco Central?

O Banco Central do Brasil existe desde 1964 e hoje tem uma das funções mais importantes da economia brasileira, o controle da oferta de moeda. Podemos entender o Banco Central como “o banco dos bancos”, já que é dele a função de regular a atividade dos bancos comerciais. Mas afinal, como funciona o Banco Central? Como ele entra nas nossas casas e tira ou coloca dinheiro nos nossos bolsos?

Imagine uma situação em que a inflação esteja bastante acelerada, e o presidente do Banco Central vai até a televisão e emite um comunicado à população: “Cara população brasileira, estamos diante de um problema de aceleração da inflação e, para isso, precisamos que durante os próximos quinze dias vocês gastem apenas o limite de 100 reais por pessoa, para que possamos trazer os índices inflacionários para os níveis normais.”

O que você acha? Vai funcionar?

Obviamente não. Um dos mais importantes princípios da economia é que as pessoas reagem a incentivos e o presidente do Banco Central sabe disso. Portanto, uma das maneiras de conter os gastos das pessoas pelo Banco Central é aumentar a taxa de juros. Fazendo isso, algumas pessoas vão preferir deixar de consumir hoje para investir em ativos financeiros que permitirão a elas consumir mais no futuro.

O conjunto dessas políticas praticadas pelo Banco Central chama-se Política Monetária, e você acabou de aprender um dos principais instrumentos, o controle da taxa de juros. Para lidar com uma aceleração da inflação o Banco Central pode também aumentar os depósitos compulsórios, a taxa de redesconto, realizar operações de mercado aberto etc.

E você pode aprender muito mais sobre esses instrumentos de política monetária e como tudo isso afeta o seu bolso nas aulas disponíveis na Plataforma Conta-Mais.

Saiba mais: Utilize meu cupom DABLIU10 para ter acesso as minhas aulas de Economia e diversos outros assuntos sobre Educação Financeira e Investimentos com desconto!

Te vejo lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS