Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Em quais setores apostar em 2020?

Em postagens anteriores discutimos como, nesse cenário de taxa de juros historicamente baixas, estamos diante de um momento propício para os investimentos em renda variável. Ativos de renda variável são aqueles ativos em que os retornos não são previsíveis, os famosos investimentos em ações. No entanto, no atual cenário brasileiro, quais são os setores com maior potencial de crescimento para o ano de 2020?

Para isso, primeiramente precisamos avaliar as expectativas para 2020 para as principais variáveis econômicas.

Você pode encontrar, semanalmente, uma publicação do Banco Central chamada Relatório Focus, que apresenta a mediana das estimativas das principais instituições financeiras.

No início do ano (relatório de 10 de Janeiro) a expectativa de crescimento da economia era de 2,3%, da inflação de 3,6%, da taxa de câmbio de R$4,00 e da taxa SELIC de 4,5% para 2020. Isso significa que, dadas essas expectativas, é possível esperar que os setores ligados à retomada do crescimento (consumo, infraestrutura, energia etc) são aqueles com maior potencial neste ano.

Saiba mais: Utilize meu cupom DABLIU10 para ter acesso as minhas aulas de Economia e diversos outros assuntos sobre Educação Financeira e Investimentos com desconto!

Outra variável interessante e que deve ser levada em consideração nessa “aposta” é a taxa de câmbio. Pela expectativa de dólar a R$4, significa que a empresas que dependem do dólar para comprar matérias-primas tendem a ter um desempenho pior — já que a moeda está desvalorizada. Por outro lado, setores exportadores tendem a ganhar com a moeda nacional desvalorizada, uma vez que vendem seus produtos em dólar, mas recebem em reais.

Assim, podemos apostar em 2020 nos setores relacionados à venda de commodities (PETR4 e VALE3), os grandes bancos (ITUB4, BBDC4), setores de infraestrutura (RAIL3), energia (TAEE11, EQTL3), exploração de imóveis (BRML3), siderúrgicas e empresas de consumo e varejo. Podemos apostar também nos fundos de investimento imobiliário, como estamos saindo de um longo período de recessão, espera-se que os preços médios estejam ainda subvalorizados. Por fim, CDBs de pequenos bancos (bancos menores estão relacionados a riscos maiores e, portanto, maiores rendimentos), e investimentos em LCI e LCA.

E você? Quais são suas apostas para 2020?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS