Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

TUDO o que você precisa saber sobre o PIX

Eu tive a honra de ser convidada pelo Banco Central do Brasil para um encontro virtual, IX e suas finanças, que aconteceu com influenciadores e produtores de conteúdo. E trouxe informações direto da fonte para você que me acompanha por aqui.

No PIX, a transferência ou pagamento será instantâneo, em no máximo 10 segundos, a expectativa é uma média de 4 segundos. Para Pessoa física é gratuito. O custo das transferências feitas com o PIX será de R$0,01, a cada 10 operações e deve ser pago pela instituição financeira e não por você.

Os bancos com mais de 500 mil correntistas precisam aderir obrigatoriamente, os outros bancos não. Alguns ainda estão adequando seus sistemas para poder oferecer o PIX. Isso é bom para a competitividade dos bancos, para que eles ofereçam melhores condições para continuarmos com conta lá. E por melhores condições, quero dizer menor custo e mais benefícios, qualidade, agilidade.

Para Pessoa jurídica, a instituição financeira vai definir com a empresa o custo. Se hoje você já negocia as taxas que paga para receber pagamentos, imagine com esse baixo custo do PIX. Ele vai te dar ainda mais força de negociação, pois será mais uma opção de baixo custo. E os meios de pagamento terão que que competir com isso.

Como vai funcionar na prática?

Ao invés de pegar todos os dados bancários, você cadastra uma chave que pode ser: email, celular, CPF/ CNPJ ou definir numero aleatório.

Quando for fazer uma transferência se você tiver a chave de outra pessoa, apenas com esse dado vai conseguir transferir, não precisa mais de agência, conta, nome e documento de identificação.

É como se ele conectasse todas as contas que fazem transação no Brasil.

Ana, mas isso é seguro?

Veja, para você transferir, pagar ou receber precisa estar logado na conta do seu banco. Você não faz isso fora da plataforma do seu banco, faz dentro. A chave não é o pagamento, é o meio de identificação, é o endereço, não conseguem tirar seu dinheiro só com a sua chave.

Saiba mais: Utilize meu cupom ANA10 e tenha acesso as aulas sobre Finanças Pessoais e diversos outros temas de Educação financeira com desconto!

Para evitar que usem o seu email, telefone ou documento, quem tem que garantir é a intuição financeira que você tem conta, ou seja, a segurança é a mesma que oferecem hoje.

A partir de 3/11 vai ter abertura restrita, funcionará apenas durante um período do dia: noturno e madrugada.

O pix será lançado oficialmente dia 16/11, a previsão a partir desta data é funcionar 24h por dia, 7 dias por semana.

Ele vai seguir regras muito parecidas com o DOC e TED, porém de menor custo e instantâneo. Logo será implementado pagamento de benefícios, impostos, contas de consumo, boletos, pagamentos, etc.

E como aderir?

Ative na conta do seu banco, escolhe a sua chave e aguarda o lançamento.

Estamos mudando e isso é ótimo.

Agora compartilhe essas informações com mais pessoas, todos precisam entender de fato o que é o PIX e como ele vai mudar nossa forma de transferir dinheiro e fazer pagamentos. Afinal de contas, ninguém merece em pleno 2020 ainda ficar pagando TED né?

O PIX vai facilitar nossa vida e você pode mudar sua relação com dinheiro para aproveitar toda essa novidade que vem por aí. Cuide das suas finanças, cuide do seu dinheiro. Eu te mostro como se organizar financeiramente para investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS