Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Os 3 principais riscos dos fundos imobiliários

Gestão de risco na prática!

O brasileiro em geral sempre considerou os imóveis como uma boa opção para formar patrimônio. Só que os valores mais elevados desta opção limitavam o público com maior disponibilidade de recursos. O que estes fundos fizeram foi “fatiar” empreendimentos imobiliários em cotas de menor valor, o que possibilita que a maior parte dos investidores agora tenha acesso a esta opção.

Na sua essência o Fundo Imobiliário reúne um grupo de pessoas que têm como objetivo em comum investir em imóveis. Cada investidor participa com mais ou menos “fatias”, as cotas. Estes recursos são administrados por um gestor que é responsável por encontrar e realizar os investimentos que garantam uma boa rentabilidade para o fundo, em níveis de risco controlado.

É comum que se pense que avaliação de riscos de Fundos Imobiliários é complexa e que é para poucos: Não é bem assim. O que são Fundos Imobiliários? Pessoas e/ou empresas que têm como objetivo em comum investir em imóveis participa com uma ou mais “fatias”, as cotas. Os recursos são administrados por um gestor que realiza investimentos com rentabilidade atraente em níveis de risco controlados.

Logo abaixo vou te apresentar os TRÊS PRINCIPAIS RISCOS do investimento em fundos imobiliários:

  1. Risco de mercado: O risco de mercado é associado ao preço da sua cota no mercado. Ou seja, o risco da sua participação no fundo ser negociada abaixo do seu valor de entrada.
  2. Risco de liquidez: Este é um conceito extremamente importante para qualquer investimento que faça, liquidez é a velocidade em que você aloca o seu dinheiro em investimento, e o seu investimento em dinheiro. Para receber o seu valor investido no fundo imobiliário (ou em qualquer outro) é necessário que algum participante do mercado queira comprar de você.
  3. Risco de crédito: Risco de crédito é a variável que calcula a probabilidade dos empreendimentos que o fundo gerencia não honrarem seus compromissos, isto é, os aluguéis. Quando isso acontece, essa notícia pode abalar o mercado aumentando o risco de liquidez e o de mercado.

Agora é contigo! Use o que aprendeu para medir o desempenho do fundo que escolheu. E sempre se lembre de que pode acionar a equipe Conta-Mais para tirar todas as suas dúvidas: será uma alegria te apoiar!

E para aprender ainda mais sobre Gestão de Riscos Financeiros acesse às minhas aulas 100% gratuitas aqui na plataforma clicando neste link.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS