Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Investimentos em meio ao caos

Quando eu era criança ouvi muitas vezes um dito popular que hoje faz bastante sentido para este momento que vivemos: “quem não arrisca, não petisca”. Petiscar à época era sinônimo de uma bela dose de prazer: assim, representava um ganho bastante expressivo.

O julho passado foi mais um mês de valorização de ativos de risco, após importantes quedas registradas nos dias pós reconhecimento dos impactos da pandemia. Vale ressaltar que diferentemente dos meses anteriores, neste mês passado as altas foram menos disseminadas por entre os papéis disponíveis.

Em contrapartida, várias ações tiveram um bom desempenho. O índice Ibovespa retornou ao nível de 100 mil pontos, após ter chegado ao fundo do poço com 64 mil pontos em março. Se você tivesse aplicado R$ 1.000 no vale de março, teria resgatado por volta de R$ 1.560 no final deste julho (11,8% ao mês).

Também poderiam ser sido auferidos razoáveis ganhos com os títulos de renda fixa prefixados e indexados à inflação com vencimentos mais longos, dada a queda nas expectativas de taxas de juros futuras. A exceção se deu nos fundos imobiliários, que no geral, se desvalorizaram (o Ifix, índice de FIIs, teve queda de 2,6%), pela incerteza na utilização de escritórios e na força do retorno às compras presenciais após o fim da pandemia.

#DicadoFatt
Uma maneira bem simples de fazer a gestão de riscos de sua carteira é determinar um percentual “gatilho” na sua carteira para ativos de risco. Por exemplo, conservadoramente 10% de gatilho para as ações. Se o preço cair, você deve comprar uma quantia para manter o mesmo percentual e aproveita a oportunidade. Se subir, você deverá vender certa quantia para manter a composição e realizar os lucros da aplicação.

Que tal tentar este modelo antes que retorne o “quase normal” do pós pandemia?

E se quiser aprender ainda mais sobre gestão de riscos financeiros, recomendo assistir as minhas aulas neste link disponíveis na Conta-Mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS