De acordo com uma pesquisa realizada em Cambridge, um dos maiores medos de nós seres humanos é o de perder dinheiro. Essa emoção fica atrás somente do medo de falar em público e do medo da morte.
É bem verdade, no entanto, que mais dinheiro não é sinônimo de mais felicidade na mesma proporção. Mas a falta dele traz sim, por diversas vezes, instabilidade emocional, preocupações, noites mal dormidas, sentimento de impotência social, culpa, etc.
Um fato prevalente do problema é a constatação do número de divórcios gerados por discussões que se iniciam pelas dificuldades financeiras.
Um intuito deste artigo, é te ajudar a entender que uma vida que coloca o dinheiro como prioridade única geralmente é sinônimo de uma existência pobre de felicidade. Desejamos colaborar com a compreensão de que a relevância de alcançar o equilíbrio emocional leva em conta a necessidade de encontrar uma saúde financeira.
Acho que a confusão reside aqui:
Esse desequilíbrio entre pessoas que “apenas acumulam dinheiro” e aquelas que “apenas acumulam momentos alegres em boas companhias”. Vamos eliminar o apenas e reunir o aprendizado e benefícios vindouros das duas situações que não são opostas e sim complementares.
Faça com que a sua relação com o dinheiro seja confortável e serena! Não deixe com que as campanhas de marketing te convençam a ter algo que você não precisa. Não desconte as suas frustrações e ansiedade em compras! Trate-as e descubra a origem delas. Avalie se você realmente necessita daquele item antes de comprá-lo.
Dicas simples:
Realizar uma programação de suas despesas e receitas em uma planilha é uma ótima forma de iniciar. Separar um pouco do que ganha para constituir uma reserva de emergência é fundamental. Separar um valor para te conceder mimos faz parte também!
Se gostou deste artigo, por favor comente e compartilhe com alguém que goste. E se você gostou deste artigo, compartilhe com alguém que goste.
E para ter acesso à esse e outros conteúdos de Psicologia do Investimento, te convido à assistir as minhas aulas neste link na Conta-Mais!
Mente equilibrada sempre!