Blog
Leia diversos conteúdos de apoio da Conta-Mais

Importância da Inteligência Emocional para o Trader

Você sabia que um dos primeiros usos da expressão “Inteligência Emocional” foi em 1966?

Mas o assunto ganhou peso de fato apenas em 1995 com o livro do psicólogo Daniel Goleman.

Segundo ele, este tipo de inteligência trata-se da:

“…capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos”.

Mas por que seria tudo isso importante para traders e profissionais do mercado financeiro em geral?

Bom, é claro que conhecer a técnica para operar e/ou investir é parte fundamental. Porém, saber reconhecer suas emoções é o primeiro passo para o autocontrole e gestão das emoções. Não se render a momentos de raiva ou tristeza extremos, não se culpar ou elogiar-se excessivamente.

Saiba mais: Utilize meu cupom CELSO10 e tenha acesso as aulas sobre Psicologia do Investimento e diversos outros temas de Educação financeira com desconto!

Nossas emoções fazem parte de quem somos, e nunca serão suprimidas completamente (nem seria saudável), porém não podemos nos tornar reféns ou termos medo de nossas reações — principalmente para os day traders e investidores profissionais.

Assim, se permita avaliar diariamente suas emoções experienciadas ao longo do dia de operações. Perceba quais foram suas ações e sentimentos que mais foram significativos para o resultado alcançado. Além disso, olhe para aquele trader ou investidor que tenha admiração, procurando avaliar como ele lida emocionalmente com as diversas situações que passa no mercado.

Reconhecer padrões de comportamento e sentimentos em terceiros é uma excelente forma de aprendizado.

Já deu vontade de quebrar a tela enquanto estava operando?

Sucesso em suas operações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS