Marco Saravalle

Olá pessoal, aqui é o Marco Saravalle mas muitos me conhecem ou me chamam apenas como Saravalle. Sou economista de formação mas sempre trabalhei com análise fundamentalista e estratégia de investimentos nestes últimos 20 anos.

Um pouco mais sobre o meu trabalho…

Tudo começou com um estágio de verão em um banco de investimentos em 1999 o que acabou me levando para a Economia. Me formei em Ciências Econômicas pela PUC São Paulo e desde o primeiro ano da faculdade trabalhei em grandes instituições locais e internacionais.

Comecei em um programa de Trainee do CitiBank que era bem disputado, mas acabei indo para operações de Tesouraria. Foi uma baita aula, mas sempre tive o perfil mais analítico e crítico. Depois de lá acabei conhecendo o “sell side” (O setor responsável por promover e recomendar investimentos no mercado financeiro) que acabei me apaixonando, começando pela corretora Socopa e depois, alguns anos, na Coinvalores.

Alguns anos depois de formado já tinha decidido que queria ser um bom analista e fui fazer o MBA na USP de mercado de capitais, com foco em análise fundamentalista e avaliação de empresas. Alguns anos depois, comecei a conhecer e gostar mais do “outro lado do balcão”: o famoso “buy side” (O setor que fica responsável por investir diretamente em ações, títulos e demais ativos).

Antes de falar desta parte, na Coinvalores fui reconhecido pela Bloomberg como o melhor analista fundamentalista de Petrobras do mundo e também ficamos por vários anos seguidos entre as três melhores carteiras recomendadas de ações, como um dos melhores desempenhos do país.

Cheguei no “Buy Side” em 2012 com profissionais focados em gestão de fundos de ações, baseado em análise fundamentalista e value investing. Nosso foco era ações de Valor, Dividendos e Small Caps e conseguimos ficar entre os melhores fundos do país por dois anos seguidos.

Continuei no “Buy Side” na Fator Administração de recursos por alguns anos e depois voltei novamente para o “Sell Side”, agora como estrategista da XP Investimentos.

Em 2018 recebi um convite para assumir a estratégia de investimentos do Banco Safra e fiquei lá até o começo de 2020. Hoje sou estrategista de investimentos independente, membro e fundador do projeto SmallCaps exponenciais e palestrante. Estou também concluindo meu Mestrado em Economia e Finanças na EESP (FGV/SP).

Sempre fui muito ligado aos órgãos reguladores, sendo atualmente diretor financeiro da Apimec Nacional e membro do comitê de educação da CVM.

O meu compromisso com a plataforma

O meu foco em análise fundamentalista é trazer os principais conceitos que são utilizados pelos grandes investidores e gestores do mundo todo. Vamos aprender desde os conceitos básicos, por exemplo, a definição do que é uma ação, até os modelos utilizados de avaliação de empresas, como avaliação por múltiplos e métricas para o fluxo de caixa descontado.

Todos os alunos podem fazer as aulas de análise fundamentalista e podem utilizar os conceitos no seu dia a dia, não somente na tomada de decisão de investimento. Para você abrir uma empresa e ser empreendedor vamos precisar das principais ferramentas desta análise. Para encontrar ativos bons e baratos ou para saber se já está caro, também vamos precisar destes conceitos.

Com as aulas de análise fundamentalista associada às demais aulas da Conta-Mais você estará apto para tomar as melhores decisões de investimento. Acredito que um bom profissional e um bom investidor necessariamente possuem uma boa base dos conceitos de análise fundamentalista (além de outros temas).

Sabemos que grandes investidores utilizam está “técnica” e é possível sim ter retornos iguais ou até melhores ao longo do tempo. É preciso estudar muito e colocar em prática. Te vejo em breve.

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS