Prof. Dabliu

E aí pessoal, eu sou o professor Walcir Soares Junior, mas todo mundo me conhece como Professor Dabliu (sim, a letra W!). Mas você pode me chamar como preferir. Sou formado em Ciências Econômicas, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Paraná e Doutor em Economia pela mesma instituição com parte do doutorado feito em Londres, na University College London.

Um pouco mais sobre o meu trabalho…

Sou professor há mais de oito anos e, até hoje, tem dias que chego na universidade, olho à minha volta e penso “que privilégio, poder fazer aquilo que escolhi fazer”. Sou professor por vocação e os alunos, claro, percebem isso na dedicação com que faço o que eu faço. Gosto de repetir uma frase escrita pelo cantor e compositor Renato Russo: disciplina é liberdade! Estude, se esforce, trabalhe duro e você terá liberdade: liberdade de escolher no que quer trabalhar, onde, em que cidade ou país, se quer acordar cedo ou não, se quer morar aqui ou lá. Liberdade! E não há nada mais precioso que ela.

Quando fiz minha graduação em Economia, decidi que gostaria de ser acadêmico: cientista e professor universitário. Desde então trabalhei duro para conseguir uma vaga no mestrado da UFPR (aqueles que pensam em tornar-se professores, em Economia o processo começa em uma prova chamada ANPEC, que são, na realidade, 5 provas, em que cada questão errada anula uma certa – dureza!), depois fiz a seleção novamente para o doutorado, quando morei em São Paulo e depois na Inglaterra. Olhando em retrospecto, parece algo difícil e inalcançável para a maioria das pessoas, mas eu lhes garanto: a disciplina pode levar você a lugares impensáveis. E eu curti a viagem imensamente – a real e a da vida. Só você sabe os limites nos quais pode ir.

Mas uma das mais minhas principais paixões é ensinar. Por esse motivo, fui escolhido para ser o professor de Economia da Conta-Mais. Aceitei essa empreitada justamente pelo desafio de ensinar economia, e como ela está presente na vida de todos nós, de uma forma que seja compreendida por aqueles alunos que nunca tiveram contato com a disciplina, mas que também traga um componente de novidade para aqueles que já têm algum conhecimento na área.

Para fechar minha história, não poderia deixar de mencionar que junto a tudo isso, também sou um compositor independente: lancei 2 álbuns, e nos próximos meses lançarei meu terceiro trabalho. Na realidade, o que eu sou? Um inventor: invento aula, invento artigos, invento música, poesia, literatura. O sentido pessoal da minha existência é criar, e a ciência econômica me dá matéria-prima para isso.

A Conta-Mais foi criada para encurtar o seu caminho no mercado financeiro. Aprenda diversos temas de forma objetiva com profissionais experientes, tudo isso com a facilidade de um ambiente digital que pode ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar!

CNPJ: 33.372.732/0001-61 – CONTA-MAIS